quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Música pop está barulhenta demais e muito igual, diz a ciência. Confira!

Pesquisadores espanhois analisaram arquivo de canções entre 1955 e 2010 e descobriram que música está mais barulhenta e acordes, melodias e timbres, muito parecidos

Como já suspeitavam os maiores de 35 anos, a música pop atual está mais barulhenta, e parece tudo igual, segundo cientistas da Espanha.
Eles compararam um enorme arquivo chamado Million Song Dataset, que "traduz" o conteúdo de letra e música em dados que podem ser esmiuçados, e assim analisaram canções populares feitas entre 1955 e 2010.
Com o uso de complexos algoritmos, eles descobriram que as canções pop se tornaram intrinsecamente mais barulhentas e mais insípidas em termos de acordes, melodias e timbres.

Leia também: Cientistas tentam desvendar mistério da 'música grudenta' Ouvir música provoca liberação de dopamina e dá prazer Baleias também não resistem a melodias pegajosas Como o cérebro prefere ouvir o som Ouvir Mozart não aumenta a inteligência, diz estudo Educação pode influenciar preferências musicais  
"Encontramos evidências de uma progressiva homogeneização do discurso musical", disse à Reuters Joan Serra, especialista em inteligência artificial do Conselho Nacional Espanhol de Pesquisas, que liderou o estudo.
"Em especial, obtivemos indicadores numéricos de que a diversidade de transições entre as combinações de notas --grosso modo, os acordes mais as melodias-- diminuiu consistentemente nos últimos 50 anos".
Eles também mostraram que a chamada paleta de timbres empobreceu. A mesma nota tocada no mesmo volume por um piano ou um violão, por exemplo, tem timbres diferentes. Ou seja, os pesquisadores concluíram que o pop moderno tem uma variedade mais limitada de sons.
Há muito tempo a indústria fonográfica é acusada de aumentar o volume das gravações, travando uma "guerra sonora", mas Serra disse que essa foi a primeira vez que isso foi mensurado com base em um grande bancos de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEU RELEASE.

Minha foto
Comecei a ouvir música, quando eu ainda era criança. curtindo sempre músicas de gente grande.Rs! Até que no ano de 1985 para 1986; eu vim a conhecer a arte de se mixar músicas através de uma programação na antiga rádio tropical. Já no ano de 1988, eu conhecí a house music; através do dj Fernandinho; da antiga rádio Manchete. Ae desde de então começou a nascer o interesse de se aprender desta arte. Em 1989 comecei a fazer festas americanas com uma equipe que um velho amigo tinha, e acabei aprendendo a arte de se mixar. Com o passar do tempo, tive o prazer de tocar em algumas danceterias, como eram chamadas no passado; E no início de 1996, eu parei de tocar na noite, e fui trabalhar dentro de um estúdio de uma emissora de rádio considerada semi profissional. Isso durou cerca de 1 ano 5 meses; E permanecí na geladeira de 1997 à 2006. E a partir deste ano, eu me reativei. E comecei a fazer alguns remixes, e também a me apresentar em algumas boates do rio e grande rio;e hoje em dia me encontro fazendo a progamação planeta mix club na rádio rpc fm. Contato para apresentação:(21) 8424-8124.